
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
FAZENDO UMA BIÓPSIA

Biópsia da mama com agulha fina I Quando o nódulo é facilmente sentida pelo médico ou facilmente visualizada no ultrassom, uma biópsia com agulha fina pode ser recomendada. A anestesia local é usada para anestesiar a área e uma agulha fina é usada para retirar tecido suficiente para exame sob um microscópio. Este procedimento é realizado por um radiologista ou cirurgião. Às vezes, os linfonodos na axila também podem ser avaliados dessa maneira.
Biópsia estereotáxica da mama I Esse tipo de biópsia é realizada quando a anormalidade é tão pequena que não pode ser sentida durante um exame ou se microcalcificações suspeitas foram vistas em uma mamografia. Você se deitará sobre uma mesa de bruços, com o peito colocado através de uma abertura na mesa para permitir a biópsia do seio. Enquanto a mama é comprimida através de uma mamografia, a imagem é projetada na tela do computador. Uma agulha especial projetada para obter amostras de tecido é direcionada para a massa suspeita. Várias amostras serão coletadas e as imagens confirmarão que uma quantidade adequada foi removida para exame ao microscópio. Este procedimento é realizado por um radiologista.
Core-Biópsia guiada por ultrassom I Esse tipo de biópsia da mama é realizada quando o nódulo é facilmente visto em um ultrassom. Usando o ultra-som para localizar a massa, uma agulha retira amostras de tecido para exame ao microscópio.
Biópsia guiada por ressonância magnética I Durante esse tipo de biópsia, o radiologista usa a orientação da ressonância magnética para provar uma anormalidade não vista em uma máquina de ultrassom ou mamografia. Ao fazer isso, seu médico pode garantir que ele está localizando o tumor com precisão, para que as amostras possam ser interpretadas pelo patologista sob o microscópio.
Biópsias de mama usando anestesia local ou geral:
Biópsia excisional (aberta) I Esta biópsia é feita fazendo uma incisão na mama e removendo o tecido da área suspeita. A biópsia excisional não é um tratamento cirúrgico, é um procedimento de diagnóstico.
