
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
DISCUTINDO TESTES GENÉTICOS

Hereditariedade é a transmissão de características genéticas do ancestral para o descendente através dos genes. Como sujeito, está intimamente ligada à genética, a área de estudo da biologia relacionada às características hereditárias.
A hereditariedade pode desempenhar um papel em alguns tipos de câncer. É comum que muitos membros da família tenham câncer e pode sugerir que certos tipos de câncer parecem ocorrer mais freqüentemente em algumas famílias. A genética significa que algumas pessoas são mais vulneráveis a herdar o câncer do que outras, no entanto, fatores ambientais como tabagismo e dieta geralmente determinam quais dessas pessoas desenvolverão a doença. Indivíduos com um forte histórico familiar de câncer ou vários tipos de câncer que ocorrem em suas famílias podem querer descobrir mais sobre sua composição genética.
Todo câncer é desencadeado por genes alterados, mas apenas cinco a dez por cento dos cânceres são realmente hereditários.
No câncer de mama, somente de 5 a 10% tem caráter hereditário, ou seja, 90% dos casos não há membros da família com câncer prévio, o que chamamos de câncer esporádico. Muito se associa o risco familiar a uma incidência muito mais alta de câncer de mama, o que é verdade, mas depende muito do tipo de alteração genética encontrada.
Existem testes de Risco epidemiológicos, realizados através de algoritmos baseados somente na historia pessoal e familiar, sendo os mais utilizados o modelo de Gail e o Tyrer-Cruzick que seu Médico pode realizar no consultório de forma simples. Hoje com a facilidade dos Testes Genéticos, diante de uma família com alta incidência de câncer pode-se utilizar os mesmo para conhecer os risco e definir condutas de prevenção. O exame é feito no sangue ou através da coleta de células através de um swab na parte interna da boca.
